Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

livrosquesãoamigos

livrosquesãoamigos

02 Jan, 2023

Ler, sempre!

20221217_084519.jpg

Os meses de Novembro e Dezembro não foram meses com muito tempo para a leitura, mas pouca ou muita, não me pode faltar.

- Sveva Casati Modignani - Suite 405.           

É o livro que nos distrai. Foi uma terceira tentativa à procura de uma leitura que me retirasse de preocupações diárias. A vida de várias personagens em Itália, um país onde sabe sempre bem ir, mesmo que seja só em livro. 

- Tessa de Loo - As gêmeas.                           

O encontro de duas irmãs, separadas em crianças, ao fim de 70 anos. Uma coincidência faz com que se encontrem frente a frente numas termas, onde são obrigadas a enfrentar memórias e vivências dos dois lados da 2° Guerra mundial. Frustações e recalcamentos vêm ao de cima numa época final de vida.

- Harper Lee - Mataram a cotovia.           

 Uma viagem à América onde o racismo ainda espreita, e onde acompanhamos o modo de vida e o falar sulista de uma família no sul dos EUA. Valores e costumes postos em causa por crianças em crescimento num meio em constante ebulição.

- Annie Ernaux - O acontecimento.             

 No ano em que esta autora recebe o prémio Nobel da Literatura, comprei este livro e quando cheguei a casa abri-o só para dar uma vista de olhos, e só o fechei quando cheguei ao fim. É um livro pequeno mas muito intenso. O tema do aborto é o protagonista, com um relato auto biográfico da  autora. Escrito com clareza e sem artifícios, é o testemunho do sofrimento e da luta por uma decisão.

No fim destes apontamentos reparo que são 4 escritoras! Não faço por isso, nas já reparei que leio e tenho mais livros escritos por mulheres do que por homens. Não tenho conclusão alguma sobre o facto.

Bom Ano com boas leituras!

16 comentários

Comentar post