Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

livrosquesãoamigos

livrosquesãoamigos

20210904_103953.jpg

 

A Leste das Montanhas   -   David Guterson

Ben Givens, viúvo e médico reformado, com um cancro de cólon a limitar-lhe a vida, decide fazer uma última viagem à terra onde nasceu, pelas montanhas do estado de Washington. Assim regressa aos pomares da sua infância, com uma ideia fixa.

Esta viajem é co-protagonista do livro, ela e os sentimentos e decisões de um homem cansado.

Ben recordou que em Itália, ele e Rachel dormiram entre filas de macieiras na planície de Po, profundamente inseridos no frio e na escuridão dos pomares, e lá se beijaram com a tristeza dos recém-casados que sabem que os seus beijos são demasiado comoventes e sensíveis e que a sua felicidade está sujeita, como todas as coisas, à passagem do tempo, que sem remorsos destrói o que mais se deseja e penetra em tudo o que é belo.

 

A desumanização  -   Valter Hugo Mãe

Num cantinho da Islândia, no meio de montanhas e fiordes, quase isolados do resto do mundo, a vida acontece. 

Acontece a morte, o amor, a ilusão, a incompreensão, a busca por algo que não chega.

A escrita de Valter é etérea, volátil como os sentimentos da gémea menos morta. Dentro dum sofrimento latente, vive-se o possível, vive-se os dias a sonhar com algo...

Não ler, pensei, era como fechar os olhos, fechar os ouvidos, perder sentidos. As pessoas que não liam não tinham sentidos. Andavam como sem ver, sem ouvir, sem falar. Não sabiam sequer o sabor das batatas. Só os livros explicavam tudo. As pessoas que não leem apagam-se do mapa de Deus. Eu disse.

Mais tarde, também eu arrancarei o coração do peito para o secar como um trapo e usar limpando apenas as coisas mais estúpidas.

 

Estas foram as leituras possíveis neste verão, mas, valeram a pena.

Boas leituras.

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    imsilva 16.09.2021

    Então, toca a ler!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.